Saúde e Sociedade

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: EDB20015
Sigla: SS
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Helena Maria Espada Simões
Corpo docente: Helena Maria Espada Simões

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revela conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde nas suas dimensões biológica, psicológica e social.
Identifica os determinantes da saúde e factores que promovem a segurança dos indivíduos e das populações.
Explicita o papel do Lic em Educação Básica em matéria de Saúde.
Planifica, de modo cientifica e tecnicamente sustentado, acções e intervenções compatíveis com a óptica da
promoção da saúde, da segurança e do bem estar.
Constrói materiais no contexto da educação para a saúde que apoiem as acções que a promovem.
Formula soluções inovadoras e criativas na concepção dos planos de actividades e na elaboração de materiais
para usar nas acções de promoção da saúde e segurança que orientar.
Reflecte sobre as implicações das aprendizagens desta disciplina para a sua futura actividade no Ensino
Básico.
Comunica usando

Programa

Conceito de Promoção da Saúde
Conceito de Saúde e seus determinantes.
A Educação para a Saúde como estratégia da Promoção da Saúde
O processo educativo – complexidade do processo de aprendizagem e de mudança comportamental em
saúde. Teorias e modelos teóricos aplicáveis à análise e à mudança comportamental no domínio da Saúde
Noções básicas de planeamento e programação em Educação para a Saúde
A comunicação pedagógica, seus intervenientes e adequação da mensagem aos destinatários
Estratégias e técnicas pedagógicas em Educação para a Saúde
A saúde no quotidiano, perspectivas em confronto. Saúde Escolar, Saúde Mental, Educação Sexual.
Outros conteúdos a abordar: Em resposta aos interesses manifestados pelos estudantes e ao
desenvolvimento das actividades, serão abordados outros conteúdos em áreas da saúde específicos com
especialistas convidados.


Métodos de Ensino

No sentido de dotar os estudantes com os quadros conceptuais que lhes permitam conhecer as Ciências da
Saúde, compreender o seu papel na sociedade, desenvolver competências e atitudes para a prevenção e
promoção da saúde, a UC é organizada em módulos obrigatórios com temas diferentes mas articulados entre
si.
Os seminários são dinamizados com o apoio de especialistas e de equipas que desenvolvem actividades no
terreno.
O processo de aprendizagem incluirá: a) Pesquisa em bases de dados; b) Participação em seminários c)
Utilização da plataforma moodle; d) Realização de projectos de intervenção em grupo (elaboração de
propostas; planificação e desenvolvimento de actividades).
Avaliação contínua centra­se na participação e dinamização de actividades nas aulas ao longo do semestre.
São elementos de avaliação sumativa o teste individual e o trabalho de grupo (concepção e planificação de uma
acção de intervenção em âmbito escolar).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Barroso., Pereira, A., Rodrigues, M. (2005). Educação para a Saúde – Formação
Pedagógica de Educadores de Saúde. Coimbra: Formasau.
Castro, G. (Coord.) (2001). Alimentação e Saúde. Colecção Estudos e Documentos 6. Lisboa:
Instituto Piaget.
Ewles, L., Simnett, I. (2004). Promoting Health: a practical guide (5th ed.). London:
Baillière Tindall.
Helman, Cecil G. (1998). Cultura, Saúde e Doença (2ª ed.). Artes Médicas. Porto Alegre.
Plano Nacional De Saúde 2004­2010 (2004). Prioridades e Orientações Estratégicas; Ministério da Saúde,
Direcção­Geral da Saúde. Lisboa. Acedido em Dezembro 2009, disponível em http://www.dgsaude.minsaude.pt/pns/media/pns_vol1.pdf.
Organização Mundial da Saúde. (1986) Carta de Ottawa. Genebra: OMS
http://www.dgsaude.pt
Redman, B.,K. (2000). A Prática da Educação para a Saúde (9ª ed.). Loures: Lusociência.
Rosa, I. S. E C. B. Queiroz (1995). Educar ­ Segurança! Lisboa: IIE e ESE de Setúbal.

Página gerada em: 2024-05-19 às 20:12:32